A agulha de crochê é medida por milímetro, apesar de cada fabricante acrescentar uma numeração própria, essa medida não é necessariamente padrão. Por isso, o que importa mesmo são os milímetros indicados, que é uma medida universal, sendo igual para todas as marcas.
Veja exemplo abaixo. Existe numeração menor e maior do que as mostradas abaixo.
A medida da agulha de crochê irá variar de acordo com o fio escolhido e o quanto “apertado” você quer.
Cada linha possui uma recomendação de agulha para ser utilizada no rótulo. Às vezes é indicada mais de uma opção de agulha de crochê, como na imagem abaixo. Se você optar pelo tamanho menor, os pontos ficarão mais apertadinhos e se optar pela maior, os pontos ficarão mais soltos. Eu normalmente, não sempre, escolho a agulha de crochê menor por preferir um trabalho mais apertadinho, mas você poderá preferir ele mais solto. Sugiro que teste o que ficará melhor fazendo alguns pontos correntinhas antes de definir qual a agulha escolherá para seu trabalho.
Dica: Se você quiser um trabalho mais “apertado”, ou seja, com os pontos mais próximos e um resultado mais fechado, utilize a menor medida indicada no rótulo.
Fabricantes de agulhas de crochê
Os fabricantes de agulhas mais conhecidos no Brasil são Círculo, Corrente, Clover, Telanipo, We Care About, Serend, Tulip, Maluli, mas existem ainda outras.
Algumas são nacionais e outras internacionais.
Material das agulhas de crochê
O formato do cabo é um grande diferencial, apesar de também fazer diferença o material da região do gancho na forma como a linha irá deslizar.
- Aço niquelado – são as mais conhecidas e tradicionais, normalmente para trabalhos com fios mais finos é utilizado gancho com esse material. Por exemplo: as de 0,6mm / 0,75mm / 1,0mm / 1,25mm / 1,50mm / 1,75mm.
Agulha de crochê tradicional de aço niquelado
- Alumínio colorida – muito semelhante às tradicionais de aço niquelado, mas são um pouco mais leves por serem de alumínio. Outra diferença é que são coloridas, o que facilita identificar seu tamanho, pois cada medida possui uma cor. Ganchos de alumínio permitem que você trabalhe suave e rapidamente.
Agulha de crochê de alumínio colorida
- Plástico – estão disponíveis em todos os tamanhos comuns, bem como ganchos jumbo. São muito grandes e geralmente feitos de plástico oco, porque é leve.
Agulhas de crochê de plástico Clover
- Bambu – são leves e quentes na mão. Estão disponíveis em todos os tamanhos, desde os menores até o jumbo, mas normalmente são utilizadas para barbantes (linhas mais grossas) e até mesmo tiras de tecido ou plástico.
Agulhas de crochê de Bambu
- Gancho de alumínio com cabo emborrachado – são mais anatômicas por causa do cabo achatado e emborrachado.
Agulha de crochê Clover Amour
Agulha de crochê Soft da Círculo
- Gancho de alumínio com cabo de bambu – ideal para quem gosta de trabalhar com o cabo de bambu, mas prefere a forma que o fio desliza no alumínio. O exemplo abaixo é da marca Círculo, eles indicam essa agulha para trabalhar com o fio Barroco.
Agulha de crochê de Bambu com alumínio Círculo Barroco
- Aço com Ponta dupla – normalmente cada ponta possui uma medida, assim você tem duas agulhas em uma só. Além disso, é possível fazer o crochê Tunisiano ou Afegão (clique aqui para saber mais) utilizando a agulha de ponta dupla.
Agulha de crochê com ponta dupla de aço
- Gancho de alumínio com cabo de plástico e borracha – deixei essas por último, apesar de serem as que vêm primeiro na cabeça das crocheteiras. São consideradas até objeto de desejo por muitas.
Sim, elas custam mais caro e são importadas do Japão.
São as chamadas “Agulhas Clover”, mas na verdade Clover é a marca e esse modelo abaixo é um dos que a marca possui, a Soft Touch. A Círculo possui o modelo Soft, mas o cabo é todo de borracha, mais parecida com o modelo Amour da Clover, já citada acima.
São consideradas agulhas ergonômicas, feitas para se adequar melhor às mãos. Algumas crocheteiras dizem que ajuda a evitar os calos no dedo causado pela prática constante de crochetar muito.
Agulha de crochê Clover Soft Touch
Agulha de crochê Clover Soft Touch
Outros de tipos de agulha de crochê
As agulhas acima são para a técnica do crochê Tradicional, mas existem ainda o Crochê Tunisiano (também conhecido como Afegão) e o Crochê de Grampo que utilizam agulhas diferentes para a confecção dos trabalhos. O Crochê Filé é outra modalidade, mas utiliza o mesmo tipo de agulha do crochê Tradicional. Para saber mais sobre os outros tipos de modalidades de crochê, clique aqui.
- Agulha para crochê Tunisiano – observe que ela se parece com a agulha do tricô, mas possui o gancho da agulha de crochê
Agulha de Crochê de Alumínio para crochê Tunisiano ou Afegão
Agulha de Crochê de Bambu para Crochê Tunisiano ou Afegão
- Agulha para crochê de Grampo – na verdade a agulha utilizada é a mesma do crochê Tradicional, mas você precisa de um tear, que é chamado pela maioria de agulha de grampo. Veja alguns modelos.
Tear para Crochê de Grampo de madeira
Se você quiser comprar esse tear de madeira, a Kika Perez vende. Clique aqui para acessar o site dela.
Tear para Crochê de Grampo de plástico e aço
Tear para Crochê de Grampo de madeira
Concluindo:
De uma maneira geral, o material da agulha é uma questão de adaptação. Cada pessoa tem uma preferência, assim como algumas pessoas preferem um tipo ou outro de caneta para escrever. O bacana é você testar para encontrar aquela que irá lhe proporcionar mais prazer e conforto em crochetar, seja para distrair a cabeça, para presentear pessoas queridas ou para ganhar dinheiro vendendo suas peças exclusivas.
Já a numeração correta da agulha é fundamental para o resultado final do trabalho.
Aqui embaixo, tem um vídeo que eu gravei falando um pouco sobre agulhas de crochê e linhas."